Trabalhos de Pesquisa

Vou postar aqui alguns dos trabalhos que escrevi ao longo dos meus tempos de estudo. Tanto acadêmicos quanto teológicos.


TEOLOGIA
Profetas Menores
Esse trabalho foi apresentado na disciplina de Teologia do Antigo Testamento no Instituto Missionário Palavra da Vida. Esta pesquisa é dividida em duas partes: a primeira é uma introdução sobre o Profetismo Hebraico e a segunda é um panorama sobre cada um dos 12 profetas menores, contendo informações sobre sua mensagem, contexto histórico, teologia e aplicações pessoais.




A Doutrina da Justificação para Paulo e Tiago


Este trabalho foi elaborado com o objetivo de entender melhor a doutrina da Justificação, seus conceitos oriundos do Antigo Testamento,  que foi profundamente abordada pelo apóstolo Paulo, e procurar conciliar a aparente divergência entre as visões de Paulo e Tiago sobre a salvação pela fé.




Revista Teológica - Turma IDE / IMPV2010
Esta revista contém artigos de Teologia do Novo Testamento elaborados pelos alunos da Turma IDE do Instituto Missionário Palavra da Vida em 2010. O presente trabalho aborda diversos assuntos teológicos dos Evangelhos e do Livro de Atos.




MISSIOLOGIA
Características Missionárias na Igrejas de Atos
Este ensaio foi dividido em trs partes. A primeira fala do contexto geral do livro, mostrando os objetivos para os quais ele foi escrito e o conflito sócio-religioso entre o judaísmo e o cristianismo que ocorreu nos primeiros anos da Igreja. A segunda parte aborda o tema central sobre as características missionárias da Igreja Primitiva. No decorrer dos estudos percebi uma ampla abrangência de tais características e subdividi as principais que identifiquei para obter uma melhor compreensão. Neste ponto será abordada a influência do Espírito Santo na obra missionária da Igreja Primitiva. O batismo como rito testificador da identidade cristã, o testemunho que os apóstolos davam de Jesus, a evangelização, a contextualização da mensagem dos apóstolos e as estratégias utilizadas pela Igreja Primitiva em sua ação missionária. A terceira parte deste ensaio vai falar especificamente sobre a Teologia da Missão da Igreja de Atos mostrando como eles se utilizavam das Escrituras para fundamentarem seu ministério evangelístico.


A Missio Dei no Livro de Jonas
Trabalho que aborda o tema da Missio Dei no livro de Jonas. Além de falar sobre o contexto histórico do livro e sobre o tema que ele apresenta, este trabalho se aprofunda nos personagens da missão, a saber, Deus, Jonas, os marinheiros e os ninivitas, trata da relação Jonas x Israel mostrando o profeta como um reflexo da nação e por fim nos dá aplicações valiosas para o ministério.


Limites para a Adaptação do Missionário no Campo
Quais os limites para a adaptção do missionário no campo? Até onde ele pode ir para se identificar com o povo? Essa e outras perguntas são respondidas neste artigo.



Esse artigo trata de uma experiência que tive em visita aos irmãos indígenas da aldeia parakanã onde conversamos sobre a importância que a Bíblia dá para cantarmos nossas próprias músicas para Deus. Relatei aqui como pude ver a Palavra de Deus sendo muito mais relevante para a cultura indígena do que para a minha.
Esse artigo foi escrito para a Conecctions Magazine uma publicação da World Evangelical Aliance, na edição de Setembro/2010 que foi dedicada somente ao tema de "Arte e Missões". Esta revista foi distribuída para cada participante do Congersso Lausanne III na Cidade do Cabo em outubro de 2010.





UNIVERSIDADE DE MÚSICA
UFMG: A Música na Mitologia Tenetehara - Dissertação de Mestrado
Esta é uma dissertação de cunho bibliográfico sobre os Tenetehara, povo de língua Tupi que habita a Amazônia Ocidental. Tratar da relação entre a música nativa e os mitos do povo é o objetivo principal deste trabalho. É feito um levantamento bibliográfico considerável para a descrição etnográfica dos Tenetehara uma vez que não houve possibilidade de realizar uma pesquisa de campo. No decorrer desta dissertação são apresentados temas relevantes na discussão etnológica brasileira. Em seguida estes temas são comparados com as músicas e os mitos da sociedade Tenetehara.
- Dissertação de Mestrado apresentado em abril de 2008 para obtenção de título de Mestre em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais.




UEPA: A Música Guajajara - Monografia da Graduação
Esta pesquisa é do campo da etnomusicologia pois analisa, embora de forma sucinta, a Música Guajajara tanto musicalmente quanto socialmente.
Inicialmente, ela descreve a música indígena no período colonial e a sociedade Guajajara na segunda metade do século XX. Em seguida apresenta a sociedade Guajajara de hoje em dia. 
Também descreve cada aldeia que foi visitada durante a pesquisa de campo e faz um breve estudo sobre a música dos Guajajara. Este estudo é direcionado para a análise dos elementos musicais das canções coletadas em campo. Após isso existe uma sessão com as músicas coletadas em campo transcritas contendo o texto original e sua tradução para o português
Finalmente, é feita uma análise da música guajajara inserida na sociedade que a produz, ou seja, a música dos guajajara presente nas suas festas, seus rituais de transição, seus cultos religiosos. Esta análise se dá através do cruzamento dos dados da pesquisa bibliográfica e da pesquisa de campo.
Monografia de Conclusão de Curso apresentado em janeiro de 2005 para obtenção do título de Licenciatura Plena em Música pela Universidade do Estado do Pará.