quarta-feira, 3 de novembro de 2010

EVANGELIZANDO NO CAMPUS (2002)

Durante meus anos na UEPA (Universidade do Estado do Pará) cursando Licenciatura em Música eu e mais dois colegas (o Américo e a Viviane) tivemos o desejo de fazer grupos de estudos bíblicos nos intervalos das aulas. Procuramos nos envolver com a ABU (Aliança Bíblica Universitária), mas nosso envolvimento com a ABU não teve um desenrolar tão produtivo quanto imaginávamos. Conhecemos então o Movimento Estudantil Alfa e Ômega (www.alfaeomega.org.br) que era um dos ministérios da Cruzada Estudantil e Profissional para Cristo. O objetivo do Alfa e Ômega era promover estudos bíblicos, quebra-gelos e impactos evangelísticos nas universidades.  E foi isso que fizemos durante vários meses na UEPA. Nós reuníamos alguns alunos cristãos nos intervalos livres para conversar sobre a Bíblia e orarmos juntos. Depois de um tempo alguns não cristãos se mostraram interessados em nossas reuniões e passaram a participar freqüentemente.
Tivemos um bom envolvimento com esta organização. Juntamos outros universitários de Belém que também eram envolvidos com este mesmo grupo em suas universidades e organizamos uma caravana para o Congresso Nacional do Alfa e Ômefa que aconteceu em Fortaleza. O tema do primeiro congresso que fomos era Conexão Direta. Que evento incrível. Eu nunca tinha visto tantos universitários cristãos juntos num só lugar, reunidos para louvar a Deus e aprender novos métodos de impactar sua universidade. O clima de descontração e alegria foi o que mais me impressionou, lá todo mundo era estranhamente livre para expressar sua alegria de modo muito próprio. O mais legal de tudo era que não virava bagunça nem algazarra, todos eram divertidos, alegres e livres, mas sempre comedidos. Gostei mesmo. 
Lembro até hoje da primeira pregação que tivemos. O pregador (infelizmente não lembro o seu nome) nos chamou a atenção para o fato de que o Cristianismo era a única religião em que a Divindade adorada saía em busca do homem. Ele comparou com o budismo, induismo, islamismo, espiritismo e afirmou que em nenhuma dessas outras religiões o deus procurava um relacionamento com o adorador. Somente o Cristianismo prega um Deus que se torna criatura e vai em busca da salvação do adorador.
Neste congresso foram divulgados o Projeto Macedônia. O objetivo deste projeto  era implantar o movimento em universidades que ainda não havia Alfa e Ômega. Ali ouvi falar do Projeto Moçambique e fiquei muito emocionado e extremamente motivado a ir. A viagem aconteceria em março do ano seguinte (2003) e era necessário levantar 2.000,00 dólares para o custo da viagem de 30 dias. Era um grande desafio, mas não pensei duas vezes. Voltei para Belém com o forte desejo de participar do Projeto Moçambique 2003 e com o fôlego renovado para o trabalho de estudos bíblicos no campus da UEPA onde eu estudava.

Sem dúvida este Congresso marcou a minha vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário