sábado, 27 de novembro de 2010

VIAGEM MISSIONÁRIA DOS JOVENS: SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA [2004]

No ano de 2004 eu fazia parte da diretoria do grupo de jovens da Igreja Cristã Evangélica do Marco. O Edi e a Lene eram os nossos conselheiros e junto com eles eu havia sondado a possibilidade de fazermos uma viagem missionária com o pessoal. A idéia era juntar o nosso grupo e ir para alguma localidade falar do amor de Deus. Tivemos a notícia de que o grupo de jovens da igreja de São Sebastião da Boa Vista estava muito enfraquecido e que precisava de apoio para voltar a trabalhar bem. Decidimos então que aquela cidade na ilha do Marajó seria o nosso destino. Nosso objetivo naquela viagem seria fortalecer os jovens daquela igreja.
Convidamos alguns jovens da Igreja Cristã Evangélica da Cidade Nova 5 e marcamos a viagem para os dias 28/out a 02/Nov para aproveitar o feriado de finados. Junto conosco foram 3 casais de responsáveis, o Edi e a Lene, que eram os conselheiros do nosso grupo. O pr. Barral e sua esposa Socorro e o casal de missionários José Afonso e Geisa. Ao todo nossa equipe contava com 23 participantes sendo 12 da Igreja do Marco, 5 da Igreja da Cidade Nova 5 e 6 líderes.
Viajamos de barco a tarde e a noite toda, foram mais de 12h de viagem até chegar em São Sebastião da Boa Vista. O barco aportou às 3h da manhã e fomos recebidos com foguetes e rojões pelo pessoal da igreja que nos esperava no porto. Parecia que eles estavam esperando uma super comitiva de pessoas importantes. Hahah, foi legal a experiência.
descansando depois de um bom almoço com açai e camarão
Nossa programação da viagem consistia em visitas aos jovens da igreja que estavam meio dispersos e desanimados, palestras para os departamentos da Igreja Cristã Evangélica de São Sebastião da Boa Vista, programação com crianças, evangelismo e projeção do Filme Jesus. Abaixo eu detalho cada um destes eventos:
Visitação - Nosso objetivo com essas visitas era firmar laços de amizade e enconrajá-los a se manterem firmes no Senhor e em Seu trabalho, mostrando que a presença deles na igreja e nas reuniões de jovens era importante. Nós nos dividimos em várias duplas, e cada dupla era acompanhada por um jovem da igreja de São Sebastião. Eles fizeram uma lista de quem podia e queria ser visitado e saímos juntos. Como era uma cidade pequena, não houve problema em andar de uma casa para outra.
dando palestra pra Eq. de Música
Palestras – Nós separamos duas manhãs do nosso tempo ali para dar palestras para os irmãos daquela igreja. As palestras foram para a Equipe de Música (Héber e Eude), para o departamento infantil (Cristiane e Vanessa), para os jovens da igreja (Edi e Lene) e para os adultos (Pr. Barral e José Afonso).

saindo pro evangelismo
quase mil pessoas assistindo o filme Jesus no Bumbódromo
Evangelismo e Filme Jesus – na tarde do 3º dia todo o grupo saiu para fazer evangelismo pessoal com quem passava na rua e também para convidar para a projeção do Filme Jesus que faríamos logo a noite. O local escolhido para passar o filme deveria comportar muita gente, e foi-nos oferecido o bumbódromo da cidade. O bumbódromo era o local onde se fazia a Festa do  Boi Bumbá e todos sabiam aonde ficava. Era um bom ponto de referência. Na hora marcada começamos a arrumar a projeção enquanto as pessoas chegavam. O filme foi passado e fizemos um cálculo onde contamos aproximadamente 1000 pessoas presentes assistindo o filme. No final nós abordamos algumas pessoas que se mostraram interessadas e expomos o plano de salvação a elas.
Dando uma palavra de agradecimento
 Dia de Lazer – no nosso último dia da viagem nós planejamos um tirar um dia de lazer para descansar do trabalho e aproveitar mais a convivência tanto com os jovens daquela igreja quanto com aqueles que nós visitamos no primeiro dia. Todos nós fomos para uma ilha próxima à cidade. Ali tivemos a oportunidade de expressar nossa gratidão pela maneira como eles nos receberam. Também ouvimos uma breve meditação com o Edi, e tiramos o resto do dia pra brincar, conversar e descansar.
Voltamos cansados, mas com a alegria de ter investido nosso esforço e nossas forças na edificação de jovens e na evangelização de pessoas que não conheciam a Deus. Vale a pena o cansaço quando é por motivos que nos trarão resultados eternos.
despedida no barco

Nenhum comentário:

Postar um comentário